Autoras
Conceição Trucom
Conceição Trucom
Bacharel em Química pela UFRJ desde 1977, atuou por 24 anos na área da ciência aplicada, em química orgânica, inorgânica e bioquímica. Empresária, escritora e palestrante; atuou como Diretora de Pesquisa &Desenvolvimento por 13 anos, e desde 2005 é a responsável pelo Portal e mídias sociais Doce Limão. Autora de mais de 10 livros publicados, 12 ebooks e 15 cursos online, segue escrevendo e gerando formas de transbordar conhecimentos, porque desde 1997 permanesce com o foco na especialização nas seguintes áreas: alimentação e medicina ayurvédica, medicina tradicional chinesa, macrobiótica, vegetarianismo e veganismo, alimentação crudívora, fitoterapia, aromaterapia, meditação e estudos da mente.
Paula Santos
Paula Santos
Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário de Barra Mansa/RJ desde 2004 e Agricultora desde 2015. Com 4 Pós-graduações na área da Nutrição (uma delas em Fitoterapia pela VP Consultoria), formação em Permacultura (Instituto Pindorama) e cinco imersões na agricultura Sintrópica e Agroflorestal (Ernst Gotsch, Namastê e Henrique Souza), a última delas em Agrofloresta medicinal. Iniciou suas atividades com a terra depois de uma imersão na Alemanha (2015), sobre Fitoterapia e Agricultura Biodinâmica. Hoje vive em seu Sítio Terra Ágape, implementando sua agrofloresta, realiza palestras e cursos, sempre muito ligada às PANC e ao resgate das plantas medicinais.
Porque estamos juntas?
Por que estamos juntas nesta obra?
Nos conhecemos em julho de 2017, em Manaus/AM para fazer várias ações junto com a Valéria Paschoal da VP Nutrição Funcional: inaugurar o primeiro CSA (um sistema de comercialização de produtos agroecológicos, cuja relação entre os produtores e consumidores é de apoio) de Manaus; visitar a propriedade PANC de Valderly Knupp e uma reunião de filhos de agricultores (linda de viver), finalmente apoiar o início de uma turma de pós graduação em nutrição funcional.
No meio de tantos compromissos ainda encontramos tempo para conhecer o Teatro Municipal, Museus, Comunidades indígenas, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e fizemos muito turismo ecológico/sustentável.
Confesso, foram 7 dias absolutamente intensos, mas desde o primeiro dia rolou uma sintonia total entre Paula e eu. Ela tem idade para ser minha filha, mas nos sentimos como irmãs, uma empatia mágica. Compartilhamos nosso jeito de ser: o bom humor, a alegria, a jovialidade, a simplicidade, o amor pela natureza e meio ambiente, o amor pelas plantas e PANC. Compartilhamos, também, um carinho especial pelos povos originais. Com eles amamos fazer “dediprosa”: sentamos juntos, no meio da natureza ou na casa deles, tomamos café com o quitute que quiseram nos oferecer… Muito mágico!
Fato é que seguimos em cumplicidade, mesmo morando distantes, sempre que podemos nos encontramos ao vivo, mas quase que diariamente trabalhamos juntas on-line, escrevendo, trocando receitas, fazendo lives e cursos online. Tudo com muito carinho e amparo. Porque estamos no contrafluxo do capitalismo selvagem e no FLUXO DA NOVA ERA E HUMANIDADE. Isso dá trabalho! Mas muita satisfação! Porque a “ola” não para de crescer…
Esse livro é a materialização de toda esta alquimia: irmãs da terra, águas e estrelas!